terça-feira, 22 de abril de 2014

AVALIAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA


ESCOLA:_________________________________________________________________________________
PROFESSORA:___________________________________________________________________________
NOME____________________________________________DATA____/____/______SÉRIE__________
                                                           


                                                          A FORMIGA E A POMBA

       Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.
       Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
       Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos. Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
       De lá, ela agradeceu à formiga:
       — Obrigada, querida amiga.
                                                                                                       Baseado em fábula de Esopo.
Moral da história para sua vida prática: 
 “Quem é realmente grato, sempre encontrará uma oportunidade para demonstrar sua gratidão. Pense nisso: olhe a sua volta e reconheça quando seus colegas o ajudam. Lembre-se de que uma boa ação se paga com outra.”.


01-Este texto é uma fábula porque apresenta características como:
( ) humor e seres encantados.
( ) instruções e imagens.
( ) tabelas e informações científicas.
( ) animais como personagens e moral da história.
____________________________________________________________________________
02- A formiga se salvou da correnteza por que:
( ) o rio parou de correr.
( ) o caçador a tirou de dentro do rio.
( )  caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
( ) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
_____________________________________________________________________________
03- A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que:
( ) se debatia na correnteza.
( ) alcançou a terra.
( ) se escondia atrás de uma árvore.
( ) foi presa pela rede do caçador.
_____________________________________________________________________________
04- No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com:
( ) fome.
( ) frio.
( ) sede.
( ) calor.
_____________________________________________________________________________
05- "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas, indica.
( ) a moral da história.
( ) que a história acabou.
( ) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
( ) que foi o caçador de pássaros quem falou.
06- Numere de acordo com a ordem dos acontecimentos da história.
(   ) A pomba nem percebeu a chegada do caçador.                                                                             (   ) A formiga foi ao rio tomar água.
(   ) A formiga deu uma ferroada no pé do caçador.
(   ) A pomba jogou uma folha para salvar a formiga.
_______________________________________________________________________________________________
07- A fábula “A formiga e a pomba” ensina:
 (   ) a ser agradecido.
 (   ) a ser invejoso.
 (   ) a ser intolerante.
_______________________________________________________________________________________________
08-De acordo com a história, a pomba ia ser:
(   ) empurrada de uma árvore.
(   ) presa numa armadilha.
(   ) arrastada por um rio.
_______________________________________________________________________________________________09- Ditado
__________________,_______________ ,____________________,__________________,___________________
__________________,________________,________________,______________________,____________________
_______________________________________________________________________________________________10- Marque a sequencia em que todos os encontros vocálicos são ditongos.
(  ) sua, alcançou,  rio
(  ) rio, agradeceu, água
(  ) agradeceu, outra, alcançou
_______________________________________________________________________________________________
11-- Marque a sequencia em que todos os encontros vocálicos são hiatos.
(  ) rio, sua, viu
(  ) gratidão, viu, outra
(  ) seu, sua, alcançou
_______________________________________________________________________________________________
12- Marque a sequencia em que todos os encontros vocálicos são tritongos.
(  ) trio, saguão, Paraguai
(  ) saguão, averiguei, Uruguai
(  ) notei, Paraguai, rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário