ESCOLA:_________________________________________________________________________________
PROFESSORA:___________________________________________________________________________
NOME____________________________________________DATA____/____/______SÉRIE__________
A FORMIGA E A POMBA
Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la,
devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu
dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos. Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela agradeceu à formiga:
— Obrigada, querida amiga.
Baseado em fábula de Esopo.
Moral da história para sua vida prática:
“Quem é realmente grato, sempre encontrará uma oportunidade para demonstrar sua gratidão. Pense nisso: olhe a sua volta e reconheça quando seus colegas o ajudam. Lembre-se de que uma boa ação se paga com outra.”.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos. Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela agradeceu à formiga:
— Obrigada, querida amiga.
Baseado em fábula de Esopo.
Moral da história para sua vida prática:
“Quem é realmente grato, sempre encontrará uma oportunidade para demonstrar sua gratidão. Pense nisso: olhe a sua volta e reconheça quando seus colegas o ajudam. Lembre-se de que uma boa ação se paga com outra.”.
01-Este
texto é uma fábula porque apresenta características como:
( ) humor e seres encantados.
( ) instruções e imagens.
( ) tabelas e informações científicas.
( ) animais como personagens e moral da
história.
02-
A formiga se salvou da correnteza por que:
( ) o rio parou de correr.
( ) o caçador a tirou de dentro do rio.
( ) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
( ) ela subiu numa folha de árvore
jogada ao rio pela pomba.
_____________________________________________________________________________
03-
A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que:
( ) se debatia na correnteza.
( ) alcançou a terra.
( ) se escondia atrás de uma árvore.
( ) foi presa pela rede do caçador.
_____________________________________________________________________________
04-
No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a
formiga estava com:
( ) fome.
( ) frio.
( ) sede.
( ) calor.
_____________________________________________________________________________
05-
"Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas, indica.
( ) a moral da história.
( ) que a história acabou.
( ) a amizade que se formou entre a
pomba e a formiga.
( )
que foi o caçador de pássaros quem falou.
06- Numere
de acordo com a ordem dos acontecimentos da história.
( ) A pomba nem percebeu a chegada do caçador.
( ) A formiga foi ao rio tomar água.
( ) A formiga deu uma ferroada no pé do caçador.
( ) A pomba jogou uma folha para salvar a formiga.
_______________________________________________________________________________________________
07- A
fábula “A formiga e a pomba” ensina:
( )
a ser agradecido.
( )
a ser invejoso.
( )
a ser intolerante.
_______________________________________________________________________________________________
08-De acordo
com a história, a pomba ia ser:
( ) empurrada de uma árvore.
( ) presa numa armadilha.
( ) arrastada por um rio.
_______________________________________________________________________________________________09- Ditado
__________________,_______________
,____________________,__________________,___________________
__________________,________________,________________,______________________,____________________
_______________________________________________________________________________________________10- Marque a sequencia em que todos os
encontros vocálicos são ditongos.
( ) sua, alcançou, rio
( ) rio, agradeceu, água
( ) agradeceu, outra,
alcançou
_______________________________________________________________________________________________
11-- Marque a sequencia em que
todos os encontros vocálicos são hiatos.
( )
rio, sua, viu
( )
gratidão, viu, outra
( ) seu,
sua, alcançou
_______________________________________________________________________________________________
12- Marque a sequencia em que
todos os encontros vocálicos são tritongos.
( )
trio, saguão, Paraguai
( )
saguão, averiguei, Uruguai
( ) notei,
Paraguai, rua
Nenhum comentário:
Postar um comentário