PLANO DE AULA PARA 5º ANO
} Área: Língua Portuguesa
} Tempo Previsto: aproximadamente 15 dias.
} Objetivos:
· Ler textos de diversos gêneros textuais, atribuindo-lhes significação e identificando a ideia central neles contida.
· Estabelecer relações do texto lido/ouvido com experiências vividas e/ou com outros textos.
· Utilizar o sistema gráfico da língua segundo a convenção, reconhecendo sua organização alfabético-silábica.
· Produzir textos escritos com clareza, coesão e objetividade, utilizando estrutura adequada aos gêneros textuais.
} Conteúdos:
· Ordem alfabética
· Sequência lógica
· Unidade estrutural.
PLANO DE APOIO / LÍNGUA PORTUGUESA
Conteúdos assimilados
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Necessidades pedagógicas
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Encaminhamentos
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Escrita como sistema de representação.
Unidades menores da escrita (relação grafema/fonema)
Legibilidade
Segmentação das palavras
Unidade temática
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Ampliação vocabular
Adequação da linguagem com uso de recursos linguísticos.
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Ideia central do texto (autor, titulo, local,data,saudação/despedida,estrutura: frases/versos, parágrafos)
Buscar significado de palavras desconhecidas com o uso do dicionário.
Trocar palavras por sinônimos/mudar o sentido do texto trocando palavras por antônimos.
Formar novas rimas através de desenhos e escrita
Fazer banco de palavras com dificuldades ortográficas
Identificar os sinais de pontuação do texto e para que servem
Realizar diversas produções como: texto lacunado, mudar o final, criar um inicio,criar musicas e poemas, criar lista de atividades, de compras e compromissos.
Jogos: adedanha ou stop (substantivo, adjetivo, verbo), soletrando, olhos de lince.
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ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
• Ouvir a música “Felicidade” (Marcelo Jeneci)
• Questionar:
- O que é Felicidade?
• Entregar um pedaço de papel para que os estudantes escrevam o que é Felicidade.
• Apresentar um texto informativo (entregar já impressso).
Felicidade vai à mesa: alimentos que melhoram o humor!
Somos o que comemos…Isto não é mais segredo para ninguém!
Também não é segredo que hábitos alimentares bons ou ruins refletem tanto na nossa saúde e na nossa qualidade de vida, como também na aparência da nossa pele, cabelos, unhas, no peso corporal e etc. É uma verdade que ninguém pode fugir!
Você algum dia imaginou que sua irritação, ansiedade, desatenção e tristeza podem estar associados a sua alimentação?
Pois é… A cada dia que passa mais e mais estudos e pesquisas científicas vem demonstrando e comprovando que não só a nossa saúde física, mas também a mental e emocional estão intimamente ligadas aos nossos hábitos alimentares e que alguns alimentos possuem nutrientes que podem influenciar o nosso “astral”, ou seja, nosso estado de ânimo.
Isto porque, quando ingeridos, estimulam a produção e liberação de alguns neurotransmissores (substâncias que transportam os impulsos nervosos). Por isso, se consumidos são capazes de aplacar a tristeza, diminuir a ansiedade, melhorar o humor e trazer felicidade.
Os principais neurotransmissores que agem diretamente sobre o humor são a serotonina, a dopamina, e a noradrenalina.
A serotonina é o mais conhecido e é responsável pela regulação do humor e da sensação de bem-estar e prazer, tendo ação sedativa e aráüilizante. Já dopamina e a noradrenalina oferecem mais disposição e energia.
Mas para que estes neurotransmissores sejam sintetizados é indispensável a ingestão de vários nutrientes.
Por exemplo, para a produção da serotonina, é necessário a ingestão de um aminoácido que o nosso organismo não consegue produzir, o triptofano, portanto alimentos fontes deste nutriente não podem faltar na alimentação.
Outros nutrientes importantes são: o aminoácido tirosina, vitaminas como a C e principalmente as do complexo B, além de minerais como magnésio, zinco, selênio, e etc.
Sem falar que, sem energia, nada funciona no organismo, portanto fontes de carboidratos são igualmente importantes no processo como um todo.
A presença destes nutrientes agindo em conjunto, produzem todos os neurotransmissores, geram energia necessária e possibilitam a transmissão dos impulsos nervosos para que dessa forma ocorra toda a química cerebral necessária a favor do bom humor.
As principais fontes para a produção dos neurotransmissores que modulam o bom humor são: peixes (salmão, sardinha, arenque, atum, cavala e etc), as carnes magras, as leguminosas (feijões, ervilhas, grão de bico), frutas de modo geral (destaque para banana e tâmaras), vegetais de folhas verdes escuras, todos os cereais integrais, gérmen de trigo, oleaginosas (castanhas do ará, amêndoas, nozes, avelãs etc), leite desnatado e derivados, queijo de soja (tofu), além de ovos.
No quadro abaixo observe alguns alimentos que possuem nutrientes com ação sobre o humor e a personalidade.
ALIMENTOS
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NUTRIENTES
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PROPRIEDADES
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Ovos, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico e etc).
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Cetilcolina
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Atua na preservação da memória e capacidade de aprendizagem.
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Peixes de água fria, semente de linhaça e nozes.
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Ácidos graxos de cadeia muito longa
(EPA e DHA) |
Efeito protetor sobre os neurônios. Aliviam o mau humor, beneficiam a memória e protegem o cérebro e o sistema nervoso dos radicais livres.
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Cacau
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Teobromina
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Efeito antioxidante, estimulante, agiliza o raciocínio, aumenta a produção de serotonina, ajudando a combater a ansiedade e a depressão.
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Carnes magras, peixes, leguminosas (lentilha, feijão, soja), amendoim, chocolate amargo, frutos (banana e tâmara), mel, aveia e grão de bico.
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Triptofano
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Responsável pela produção de serotonina auxilia a regulação do humor, da compulsão e ansiedade.
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Frutos do mar em geral, *castanha do Pará.
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Zinco e *Selênio
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São minerais envolvidos na modulação do humor, produção de energia e síntese de serotonina, aliviando estados depressivos.
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Alface
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Lactucina
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Propriedades analgésicas e sedativas.
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Pimenta (moderadamente)
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Capsaicina
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Redução de dores, inflamações estresse e queima de calorias.
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Café, chás e derivados (moderadamente)
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Cafeína
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Estimulante do sistema nervoso central pode melhorar o desempenho físico, mental e também o humor.
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Peixes, carnes magras, leguminosas, leite, ovos, iogurtes desnatados, queijos magros e tofu (queijo de soja).
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Tirosina
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Ajuda a produzir a dopamina e a noradrenalina que oferecem disposição e energia
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O quadro dos alimentos pode ser entregue junto com o texto ou apenas servir de apoio para o professor explanar sobre o assunto.
• Realizar procedimentos de leitura:
- INDIVIDUAL (Essa prática é necessária para que os estudantes tornem sua leitura automática, com entonação e fluência.);
- FEITA PELO PROFESSOR (Fluência, entonação e ritmo);
- CORAL (meninos, meninas, fila, jogral...);
Após realizar os procedimentos de leitura levantar as informações implícitas e explícitas do texto na oralidade, fazer o registro no caderno das seguintes questões:
- O texto “Felicidade vai à mesa: alimentos que melhoram o humor!” foi escrito com o objetivo de:
( ) Divertir
( ) Informar
( ) Instruir
( ) Encantar
- Leia o trecho abaixo:
“Por isso, se consumidos são capazes de aplacar a tristeza, diminuir a ansiedade, melhorar o humor e trazer felicidade.
De acordo com o texto, o termo em destaque se refere a:
( ) estudos
( ) alimentos
( ) neurotransmissores
- Quais os principais neurotransmissores que agem sobre o humor?
- O que o autor quis dizer com a expressão “somos o que comemos”?
· Depois disso, assistir um trecho do filme “A procura da Felicidade”.
· Propor uma conversa sobre o que é Felicidade. (levar os estudantes a perceberem que felicidade vai além de questões materiais)
· Ouvir com os estudantes o poema “DUAS DÚZIAS DE COISINHAS À TOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ” (Otavio Roth)
· Realizar, então, a leitura do livro.
· Apresentar o texto em cartaz:
Duas dúzias de coisinhas à – toa que deixam a gente feliz
Passarinho na janela
Pijama de flanela Brigadeiro na panela Gato andando no telhado Cheirinho de mato molhado Disco antigo sem chiado Pão quentinho de manhã Dropes de hortelã O grito do Tarzan Tirar sorte no osso Jogar pedrinha no poço Um cachecol no pescoço Papagaio que conversa Pisar em tapete persa Eu te amo e vice-versa Vaga-lume aceso na mão Dias quentes de verão Descer pelo corrimão Almoço de domingo Revoada de flamingo Herói que fuma cachimbo Anãozinho no jardim Lacinho de cetim Terminar o livro assim
Otavio Roth. Duas dúzias de coisinhas à – toa que deixam a gente feliz. São Paulo, Ática, 1994
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• Realizar procedimentos de leitura:
- INDIVIDUAL (Essa prática é necessária para que os estudantes tornem sua leitura automática, com entonação e fluência.);
- FEITA PELO PROFESSOR (Fluência, entonação e ritmo);
- APONTADA (Aponte a palavra, frase);
- CORAL (Meninos, meninas, fila, jogral...);
· Conversar com os estudantes sobre quem é o autor e comentar que Otavio Roth brinca com as palavras, produzindo um texto original e divertido.
• Conversar com os estudantes quais sentimentos e sensações o texto desperta.
• Na oralidade perguntar:
ü Que gênero textual é este?
ü Qual a sua finalidade?
ü Que elementos caracterizam este gênero?
ü Quantas estrofes?
ü Quantos versos?
ü Como se chama a repetição de sons no final das palavras?
ü Quais as palavras que rimam?
• Brincar com os estudantes com o JOGO DA RIMA:
Uma técnica que o professor poderá fazer com seus estudantes para exercitar a criação de rimas. Ele providenciará estrofes de poemas que o estudante provavelmente não conheça e criará uma competição. Lerá a estrofe para a turma sem o último verso (ou a última palavra), os estudantes terão que completar com uma palavra que rime. Exemplos de estrofes que podem ser utilizadas.
Lá do céu caiu um cravo
Pintadinho de nobreza
Quem quiser casar comigo
Não repare na pobreza
(Trova popular)
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Você me chamou de feio
Sou feio mas sou dengoso
Também o tempero é feio
Mas faz o prato gostoso
(Trova popular)
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Ô seu moço inteligente
Faça o favor de dizer
Em cima daquele morro
Quanto capim pode ter?
(Ricardo Azevedo)
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O tatu cava um buraco
À procura de uma lebre,
Quando sai pra se coçar,
Já está em Porto alegre
(Sérgio Caparelli)
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Lá no fundo do quintal
Tem um tacho de melado
Quem não sabe cantar verso
É melhor ficar calado
(Ricardo Azevedo)
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Minha gente, venha ver
Esse mundo como é
Sapo nasceu sem cabelo
Cobra nasceu sem pé
(Trova popular)
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Era uma vez
Uma menininha
Que por não ter par
Dançava sozinha
(Sérgio Caparelli)
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Prestem atenção no que eu digo
Pois eu não falo por mal
Os adultos que me perdoem
Mas ser criança é legal
(Pedro Bandeira)
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• Explorar com os estudantes as características do poema trabalhado.
• Solicitar que os estudantes copiem no caderno o poema. Os estudantes de apoio receberão o texto já impresso.
• Em seguida solicitar que registrem no caderno as questões abaixo:
- Complete:
Autor: ___________________________________________________
Editora: __________________________________________________
Título: ___________________________________________________
Cidade: __________________________ Ano: ___________________
2. Este texto é:
( ) Receita ( ) Notícia
( ) Fábula ( ) Poema
- Quantos versos possui o poema? Enumere-os.
- Quantas estrofes?
- Pinte da mesma cor as palavras que rimam ente si.
- Organize as palavras que você pintou em ordem alfabética e separe-as em sílabas.
1
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2
| |
3
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- Para cada grupo de palavras abaixo, escreva uma frase:
PASSARINHO / GATO
TAPETE / JANELA
ALMOÇO / BRIGADEIRO
• O estudante de apoio será direcionado a fazer uma frase por vez, contando com o auxílio do seguinte material:
• O QUE É?
__________________________________
• COMO É?
__________________________________
__________________________________
• PARA QUE SERVE?
_______________________________________________________
______________________________________________________
|
• O QUE É?
__________________________________
• COMO É?
__________________________________
__________________________________
• PARA QUE SERVE?
______________________________________________________
______________________________________________________
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· Após completar as informações das fichas o estudante de apoio organizará a frase.
Retomar com os estudantes o conteúdo DÍGRAFOS:
- Observe os encontros consonantais nas palavras:
Ø TELHADO
Ø CHIADO
Ø MANHÃ
Ø CORRIMÃO
- Estes encontros consonantais são chamados de DÍGRAFOS.
- Procure no texto outros dígrafos.
DÍGRAFO É UM GRUPO DE DUAS LETRAS QUE REPRESENTA APENAS UM SOM.
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Retomar também a questão dos VERBOS com os estudantes:
Observe estas palavras:
TIRAR
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JOGAR
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PISAR
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DESCER
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CONVERSA
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TERMINAR
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- Estes verbos estão no infinitivo, assim como no dicionário.
- Reler o poema e identificar outros verbos
- Determinar os pronomes pessoais e tempos verbais para realizar reescrita de alguns versos.
Estas palavras são denominadas VERBOS.
Os verbos podem indicar o que os seres fazem e como são ou estão.
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• Retomar a leitura do texto e responder no caderno:
- De que fala esse poema?
- Em sua opinião, por que o título do poema é “Duas dúzias de coisinhas à – toa que deixam a gente feliz”?
- No poema, o poeta menciona várias coisas que o deixam feliz. Cite quatro delas.
- E você, quais coisinhas à – toa que o deixam feliz? Escreva cinco delas.
- Dividir a turma em duplas para que possam compartilhar o que escreveram no exercício anterior, buscando a rima entre as palavras;
O estudante de apoio fará dupla com outro que esteja em nível de aprendizagem próximo para que o professor possa mediar.
- Solicitar que cada dupla escreva sua rima em uma tirinha de papel, estruturando-a em um verso.
- Cada dupla fará a leitura do que escreveu, colando a tira no quadro para iniciar a produção coletiva de um poema.
- Após todos os processos de correção e reescrita a turma deverá criar um título para o poema.
- Este poema poderá ser enriquecido com ilustrações, em um trabalho conjunto com o professor de informática ou os próprios alunos representarem por meio de desenhos.
- Expor o trabalho na escola.
- Retomar com os estudantes os dois textos trabalhados para que, em seguida, os estudantes estabeleçam relação temática entre os dois.
- Os dois textos lidos (“Duas dúzias de coisinhas à – toa que deixam a gente feliz” e “Felicidade vai a mesa: alimentos que melhoram o humor!”) tratam do mesmo assunto. Sobre o que eles falam?
( ) Amizade
( ) Saúde
( ) Felicidade
( ) Brigadeiro
- Apresentar outro gênero textual e trabalhar as características próprias de sua estrutura, esse texto pode ser colocado em um cartaz, os alunos podem copiá-lo no caderno ou o professor pode entregar já impresso.
- Realizar procedimentos de leitura:
- INDIVIDUAL (Essa prática é necessária para que os estudantes tornem sua leitura automática, com entonação e fluência.);
- FEITA PELO PROFESSOR (Fluência, entonação e ritmo);
- APONTADA (Aponte a palavra, frase);
- CORAL (Meninos, meninas, fila, jogral...)
Receita de patê de grão de bico:
Ingedientes:
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no processador e acrescentar se necessário uma xícara de aguado próprio cozimento do grão-de-bico, servir com pão ou torrada.
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• Passar para os estudantes as seguintes orientações:
Atenção a algumas regras de higiene na cozinha:
• Lave sempre as mãos com água e sabão antes de mexer nos alimentos;
• Prenda seus cabelos, se forem compridos, e cubra-os;
• Use um avental;
• Leia a receita antes de começar a fazê-la;
• Separe todos os utensílios que serão utilizados;
• Siga as instruções da receita passo a passo.
Pontuar com os estudantes que podemos escrever as palavras que indicam ação, de diferentes formas, observe:
Lave sempre as mãos com água e sabão antes de mexer nos alimentos.
Lavar as mãos com água e sabão antes de mexer nos alimentos.
- Realizar o mesmo exercício nas demais frases.
Apresentar em cartaz ou entregar impresso aos estudantes outro texto, uma receita poética.
- Realizar procedimentos de leitura:
- INDIVIDUAL (Essa prática é necessária para que os estudantes tornem sua leitura automática, com entonação e fluência.);
- FEITA PELO PROFESSOR (Fluência, entonação e ritmo);
- APONTADA (Aponte a palavra, frase);
- CORAL (Meninos, meninas, fila, jogral...)
Receita da vovó
Açúcar, manteiga, gemas,
bater até esbranquiçar.
Mexer de leve a farinha
Mais o leite (com o fermento)
pra fazer a massa inchar
Por fim, a clara em fumaça
– clara nuvem, clara neve.
Forno quente feito ninho,
pois em calor de carinho
o bolo assa sorrindo,
fica fofo como o beijo
que a doceira quer no gosto
De prender namoradinho.
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Fonte: Elza Beatriz. Caderno de segredos. São Paulo: FTD, 1998.
- Explorar com os estudantes as características do texto e as suas informações implícitas e explícitas.
- Comparar com os estudantes as duas receitas: RECEITA DO PATÊ DE GRÃO DE BICO e a RECEITA DA VOVÓ, buscando as semelhanças entre esses dois texto.
- Propor aos estudantes que transformem esse texto poético em uma receita poética e faça o registro no caderno:
- O poema que você leu descreve os ingredientes e o modo de preparar um bolo. Transforme o texto lido em uma receita culinária.
Neste momento o professor irá mediar mais atentamente a produção de texto do estudante de apoio.
• No momento da reescrita o foco de trabalho do professor deverá levar em conta as necessidades dos estudantes mencionadas no plano de apoio.
- Compare a maneira como os bolos são assados nos dois trechos abaixo e responda: o que faz o primeiro trecho ser parte de um poema e o segundo, de uma receita?
“Forno quente feito ninho,
pois em calor de carinho
o bolo assa sorrindo.”
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Leve a massa ao forno
pré-aquecido e deixe assar por trinta minutos.
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Mostrar aos estudantes alguns exemplos de receitas poéticas (os exemplos a seguir foram feitos por alunos do 6º ano):
PUDIM DA AMIZADE
INGREDIENTES:
INGREDIENTES:
300 G DE RESPEITO
200 G DE CONSIDERAÇÃO
600 G DE CARINHO
600 G DE UNIÃO
800 G DE ALEGRIA
900 G OU MAIS DE AMOR
MODO DE PREPARAR:
MISTURE PRIMEIRO 300 G DE RESPEITO E 200 G DE CONSIDERAÇÃO. DEPOIS MISTURE 600 G DE CARINHO COM AGITO. COLOQUE 600 G DE UNIÃO, 800 G DE ALEGRIA, E POR ÚLTIMO, O INGREDIENTE PRINCIPAL E INDISPENSÁVEL, 900 G OU MAIS DE AMOR.
MOUSSE DO AMOR
INGREDIENTES:
INGREDIENTES:
3 XÍCARAS DE AFETO
1 PORÇÃO DA LUZ DA ALEGRIA
3 GOTAS DE ÁGUA DO MAR
250 ML DE CARINHO
E MUITO AMOR
MODO DE PREPARAR:
MISTURE BEM AS XÍCARAS DE AFETO COM 250 ML DE CARINHO E DEPOIS DE MEXIDO, MISTURE A ÁGUA DO MAR COM ALEGRIA , JUNTE BEM A MISTURA NO SAPATO E LEVE AO CONGELADOR. DEPOIS DE PRONTO, CUBRA COM O AMOR.
70 CALORIAS
• Propor aos estudantes a elaboração de uma receita poética da felicidade, utilizando os elementos característicos do gênero.
Neste momento o professor irá mediar mais atentamente a produção de texto do estudante de apoio.
• No momento da reescrita o foco de trabalho do professor deverá levar em conta as necessidades dos estudantes mencionadas no plano de apoio.
AVALIAÇÃO
• Verificar por meio:
- Da produção de texto.
REFERÊNCIAS
BURANELLO, Cristiane. Língua Portuguesa, 5º ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008.
LEITE, Márcia, BASSI, Cristina. Leitura, escrita e reflexão. 5º ano. São Paulo: FTD, 2008.
NASPOLINE, Tereza Ana. Tijolo por tijolo. São Paulo: FTD, 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Caderno de atividades, língua portuguesa. Curitiba, 2009.
SOUZA, Cassia Garcia de, MAZZIO, Lúcia Perez. De olho no futuro, 5º ano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2008.
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