domingo, 20 de maio de 2012

PROJETO PROCEL, ÀGUA E MEIO AMBIENTE



Escola :municipal de Ensino Fundamental “O Mundo da Criança”
Professoras:  Fátima e Cristiane
                          Projeto anual
                               PROJETO 4º ANO
PROJETO PROCEL, ÀGUA E MEIO AMBIENTE
                     
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder


JUSTIFICATIVA:
 “As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s 2.001)

Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
“O Brasil está a um passo de se firmar como uma potência sustentável, então estar a par das últimas novidades da área ambiental deixa de ser uma curiosidade, para tornar-se uma necessidade.”

Implantar a educação ambiental, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive. Caracterizar os diversos tipos de lixo, como forma de valorizar suas utilidades e preservação do meio ambiente.



Público Alvo

Crianças do 4º ano do Ensino fundamental.

3- Duração: N o decorrer do ano letivo de 2012
 Este tem projeto será realizado anualmente nas turmas mencionadas acima.

 Metodologia

A metodologia utilizada para a realização deste projeto consiste em palestra para as turmas envolvidas e apresentação da proposta do projeto, como também, consiste na utilização de cartilha informativa, atividades educativas, como, por exemplo, desenho, caça palavras e redação voltadas à educação ambiental (a ser desenvolvida em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto). Além disso, para as crianças da 4ª série e 4º ano será desenvolvida uma atividade



4- Objetivos

Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente;
Estimulá-las para que percebam a importância do papel de cada um na transformação do meio em que vivem e, fazê-las perceber a influência que fatores negativos têm causado à natureza;
Desenvolver e estimular a criatividade nas crianças;
Estimular a leitura e a escrita;
Desenvolver a oralidade, a socialização e cooperação;
Proporcionar o contato e o uso de material criativo e personalizado como aliado no processo de aprendizado e também no processo de preservação do meio ambiente.


prática (Dia de Campo), onde os alunos poderão aprender sobre importantes ações que ajudam a preservar o solo, entre outras.

OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.
Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Objetivos Específicos

- Valorizar a importância da água e sua forma de tratamento, a fim de utilizá - lo de forma correta;

- Reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo, a fim de reaproveita – lo;

- Identificar as bacias hidrográficas e rios que banha o município, ampliando seus conhecimentos;

- Identificar as formas de utilização dos recursos naturais durante o tempo, a fim de compreender a interação do homem coma natureza;

- Perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio, garantindo uma melhor qualidade de vida;
-Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.
-Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
-Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
-Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
-Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
-Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
-Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
-Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
-Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
-Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
-Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
-Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
-Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
-Conhecer e refletir sobre o uso irracional da energia eletrica
-Reconhecer os tipos de solo;
-Reconhcer os cuidados que devemos ter com o solo

 Atividades a serem desenvolvidas 

Construção: “Jardim do 4º ano”
Estudo do município
Trabalhos artísticos
Confeccionar brinquedos reutilizando o lixo;
Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
Construção do Alfabeto Ecológico
A importância das virtudes para um relacionamento harmonioso entre as pessoas e o meio ambiente. (ANO TODO)
Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
Textos de diferentes gêneros literários para interpretação (lixo, poluição, desmatamento, água,
aquecimento global, reciclagem, etc.); teatro sobre este tema; trabalhos artísticos; escolha do Casal Caipira Meio Ambiente (melhor caracterizado- melhor poesia sobre meio ambiente declamada- melhor produção textual sobre o meio ambiente);
Livro de receitas alternativas;
Direitos Humanos; Direitos dos animais.
Confeccionar  materiais reutilizando materiais

METODOLOGIA:

O projeto será trabalhado de maneira interdisciplinar.

O 4º Ano trabalhará com atividades que possibilitem o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos alunos, de modo à provocar uma mudança de atitude. Como está na citação de Guimarães, 1.995.

“A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional- o que deve ser considerado em um plano de ação.”
 

RECURSOS:
Vídeos; cds; multimídia; laboratório de informática;câmera fotográfica; cartazes; pesquisas; palestras; revistas e jornais; histórias contadas (livros de literatura infantil); tintas e telas; giz de cera; pincel; cola colorida; dicionário; livro de Português; passeios; viagem; Biblioteca Infantil.

AVALIAÇÃO:

Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades previstas, aplicadas à Educação Ambiental...
*** mudança de comportamento dos educandosT na comunidade escolar e meio que vivem, voltado para a sustentabilidade;
*** exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
*** envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo, para posterior emissão de parecer descritivo trimestral.


                               EXCURSÃO NO LIXÃO PARA ESTUDOS SOBRE O LIXO!!!
              AS TURMAS DO 4º. ANO A E B, FORAM ATE O LIXÃO PARA OBSERVAR O LIXO E RESPONDER QUESTIONARIOS SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O LIXO!!!





                                                           JASCILENE, CRISTIANE E ELVIRA














































                                    TURMA 4º. C VISITA AO LIXÃO DE NOVO REPARTIMENTO  




























DANDO CONTINUIDADE AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO PROJETO NÓS FOMOS AO VIVEIRO ESTUDAR AS PLANTAS, OS TIPOS DE SOLO E ADUBOS



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário