Escola
:municipal de Ensino Fundamental “O Mundo da Criança”
Professoras: Fátima e Cristiane
Projeto anual
PROJETO 4º ANO
PROJETO PROCEL, ÀGUA E MEIO
AMBIENTE
"O futuro
não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã
neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros
espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores
e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder
JUSTIFICATIVA:
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s 2.001)
Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
“O Brasil está a um passo de se firmar como uma potência sustentável, então estar a par das últimas novidades da área ambiental deixa de ser uma curiosidade, para tornar-se uma necessidade.”
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s 2.001)
Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
“O Brasil está a um passo de se firmar como uma potência sustentável, então estar a par das últimas novidades da área ambiental deixa de ser uma curiosidade, para tornar-se uma necessidade.”
Implantar a educação ambiental, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive. Caracterizar os diversos tipos de lixo, como forma de valorizar suas utilidades e preservação do meio ambiente.
Público Alvo
Crianças do 4º ano do Ensino fundamental.
3- Duração: N o decorrer do ano letivo de 2012
Crianças do 4º ano do Ensino fundamental.
3- Duração: N o decorrer do ano letivo de 2012
Este tem projeto será realizado anualmente nas
turmas mencionadas acima.
Metodologia
A metodologia utilizada para a realização deste projeto consiste em palestra para as turmas envolvidas e apresentação da proposta do projeto, como também, consiste na utilização de cartilha informativa, atividades educativas, como, por exemplo, desenho, caça palavras e redação voltadas à educação ambiental (a ser desenvolvida em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto). Além disso, para as crianças da 4ª série e 4º ano será desenvolvida uma atividade
4- Objetivos
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente;
Estimulá-las para que percebam a importância do papel de cada um na transformação do meio em que vivem e, fazê-las perceber a influência que fatores negativos têm causado à natureza;
Desenvolver e estimular a criatividade nas crianças;
Estimular a leitura e a escrita;
Desenvolver a oralidade, a socialização e cooperação;
Proporcionar o contato e o uso de material criativo e personalizado como aliado no processo de aprendizado e também no processo de preservação do meio ambiente.
prática (Dia de Campo), onde os alunos poderão aprender sobre importantes ações que ajudam a preservar o solo, entre outras.
A metodologia utilizada para a realização deste projeto consiste em palestra para as turmas envolvidas e apresentação da proposta do projeto, como também, consiste na utilização de cartilha informativa, atividades educativas, como, por exemplo, desenho, caça palavras e redação voltadas à educação ambiental (a ser desenvolvida em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto). Além disso, para as crianças da 4ª série e 4º ano será desenvolvida uma atividade
4- Objetivos
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente;
Estimulá-las para que percebam a importância do papel de cada um na transformação do meio em que vivem e, fazê-las perceber a influência que fatores negativos têm causado à natureza;
Desenvolver e estimular a criatividade nas crianças;
Estimular a leitura e a escrita;
Desenvolver a oralidade, a socialização e cooperação;
Proporcionar o contato e o uso de material criativo e personalizado como aliado no processo de aprendizado e também no processo de preservação do meio ambiente.
prática (Dia de Campo), onde os alunos poderão aprender sobre importantes ações que ajudam a preservar o solo, entre outras.
OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.
Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.
Objetivos Específicos
- Valorizar a importância da água e sua forma de tratamento, a fim de utilizá - lo de forma correta;
- Reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo, a fim de reaproveita – lo;
- Identificar as bacias hidrográficas e rios que banha o município, ampliando seus conhecimentos;
- Identificar as formas de utilização dos recursos naturais durante o tempo, a fim de compreender a interação do homem coma natureza;
- Perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio, garantindo uma melhor qualidade de vida;
Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.
Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.
Objetivos Específicos
- Valorizar a importância da água e sua forma de tratamento, a fim de utilizá - lo de forma correta;
- Reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo, a fim de reaproveita – lo;
- Identificar as bacias hidrográficas e rios que banha o município, ampliando seus conhecimentos;
- Identificar as formas de utilização dos recursos naturais durante o tempo, a fim de compreender a interação do homem coma natureza;
- Perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio, garantindo uma melhor qualidade de vida;
-Educar para conquistar um
vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.
-Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
-Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
-Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
-Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
-Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
-Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
-Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
-Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
-Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
-Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
-Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
-Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
-Conhecer e refletir sobre o uso irracional da energia eletrica
-Reconhecer os tipos de solo;
-Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
-Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
-Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
-Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
-Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
-Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
-Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
-Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
-Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
-Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
-Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
-Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
-Conhecer e refletir sobre o uso irracional da energia eletrica
-Reconhecer os tipos de solo;
-Reconhcer
os cuidados que devemos ter com o solo
Atividades a serem desenvolvidas
Construção:
“Jardim do 4º ano”
Estudo do município
Estudo do município
Trabalhos
artísticos
Confeccionar
brinquedos reutilizando o lixo;
Questões
elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para
aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um
gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
Construção do Alfabeto Ecológico
A importância das virtudes para um relacionamento harmonioso entre as pessoas e o meio ambiente. (ANO TODO)
Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
Textos de diferentes gêneros literários para interpretação (lixo, poluição, desmatamento, água,
Construção do Alfabeto Ecológico
A importância das virtudes para um relacionamento harmonioso entre as pessoas e o meio ambiente. (ANO TODO)
Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
Textos de diferentes gêneros literários para interpretação (lixo, poluição, desmatamento, água,
aquecimento
global, reciclagem, etc.); teatro sobre este tema; trabalhos artísticos;
escolha do Casal Caipira Meio Ambiente (melhor caracterizado- melhor poesia
sobre meio ambiente declamada- melhor produção textual sobre o meio ambiente);
Livro
de receitas alternativas;
Direitos Humanos; Direitos dos animais.
Confeccionar materiais reutilizando materiais
Direitos Humanos; Direitos dos animais.
Confeccionar materiais reutilizando materiais
METODOLOGIA:
O
projeto será trabalhado de maneira interdisciplinar.
O 4º Ano trabalhará com atividades que possibilitem o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos alunos, de modo à provocar uma mudança de atitude. Como está na citação de Guimarães, 1.995.
“A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional- o que deve ser considerado em um plano de ação.”
O 4º Ano trabalhará com atividades que possibilitem o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos alunos, de modo à provocar uma mudança de atitude. Como está na citação de Guimarães, 1.995.
“A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional- o que deve ser considerado em um plano de ação.”
RECURSOS:
Vídeos; cds; multimídia; laboratório de informática;câmera fotográfica; cartazes; pesquisas; palestras; revistas e jornais; histórias contadas (livros de literatura infantil); tintas e telas; giz de cera; pincel; cola colorida; dicionário; livro de Português; passeios; viagem; Biblioteca Infantil.
Vídeos; cds; multimídia; laboratório de informática;câmera fotográfica; cartazes; pesquisas; palestras; revistas e jornais; histórias contadas (livros de literatura infantil); tintas e telas; giz de cera; pincel; cola colorida; dicionário; livro de Português; passeios; viagem; Biblioteca Infantil.
AVALIAÇÃO:
Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades previstas, aplicadas à Educação Ambiental...
*** mudança de comportamento dos educandosT na comunidade escolar e meio que vivem, voltado para a sustentabilidade;
*** exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
*** envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo, para posterior emissão de parecer descritivo trimestral.
Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades previstas, aplicadas à Educação Ambiental...
*** mudança de comportamento dos educandosT na comunidade escolar e meio que vivem, voltado para a sustentabilidade;
*** exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
*** envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo, para posterior emissão de parecer descritivo trimestral.
EXCURSÃO NO LIXÃO PARA ESTUDOS SOBRE O LIXO!!!
AS TURMAS DO 4º. ANO A E B, FORAM ATE O LIXÃO PARA OBSERVAR O LIXO E RESPONDER QUESTIONARIOS SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O LIXO!!!
TURMA 4º. C VISITA AO LIXÃO DE NOVO REPARTIMENTO
DANDO CONTINUIDADE AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO PROJETO NÓS FOMOS AO VIVEIRO ESTUDAR AS PLANTAS, OS TIPOS DE SOLO E ADUBOS
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