domingo, 11 de setembro de 2011

MÚSICA E POESIA EM SALA DE AULA



O pato

Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o pato
Para ver o que é que há

O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela

Vinícius de Moraes



Planeta Água.

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos

Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água...

Guilherme Arantes.









Eu Te Amo Meu BrasilOs Incríveis
Composição: dom
Escola...
Marche...
As praias do Brasil ensolaradas
Lá lá lá lá...
O chão onde país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais amor
O Céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país, mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
As tardes do Brasil são mais douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui, porque existe amor
No carnaval, os gringos querem vê-las
Num colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Adoro meu Brasil de madrugada, lá, lá, lá, lá.
Nas horas que eu estou com meu amor,lá,lá,lá,lá.
A mão de Deus abençoou.
A minha amada vai comigo aonde eu for.
As noites do Brasil tem mais beleza, lá, lá, lá, lá.
A hora chora de tristeza e dor, lá, lá, lá, lá.
Porque a natureza sopra e ela vai-se embora enquanto eu planto amor.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Ninguém segura a juventude do Brasil. 2 x


                                           ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Eu Te Amo Meu Brasil ( TRABALHAR A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL DE FORMA INTERDISCIPLINAR) 
COM ESTA LINDA MÚSICA TRABALHAMOS ÁLBUM ILUSTRADO FOI MUITO PROVEITOSO E FICOU LINDO.TAMBÉM APROVEITANDO A LETRA QUE É LINDA TRABALHAMOS OS TIPOS DE FRASES, CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS, ENCONTROS VOCÁLICOS,CONSONANTAIS,ETC;
OS ALUNOS GOSTARAM DA IDEIA ATÉ PEDIRAM PARA FAZERMOS COM OUTRO TEXTOS.
EM AGOSTO FIZEMOS TEXTOS ILUSTRADO COM OS PROVÉRBIOS FICOU SHOW.










Nenhum comentário:

Postar um comentário