UNIUBE
UNIVERSIDADE DE UBERABA
MARIA
DE FÁTIMA JARDIM FIEL
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR
NOVO
REPARTIMENTO - PA
2011
UNIUBE
UNIVERSIDADE DE UBERABA
MARIA
DE FATIMA JARDIM FIEL
RELATÓRIO
DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR
Relatório exigido como parte dos requisitos
para conclusão da Disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Educacional,
sob orientação do professor Ronaldo Meireles Martins
Curso: Pedagogia
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NOVO REPARTIMENTO-PA
2011
“A gestão escolar constitui uma dimensão
e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e
a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para
garantir o avanço dos processos sócio educacionais dos estabelecimentos de
ensino orientadas para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de
modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade
globalizada e da economia centrada no conhecimento." LUCK (2000).
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LOCALIZAÇÃO
DA ESCOLA
NOME: Escola
Municipal Rei dos Reis
ENDEREÇO:
Vila Novo Horizonte, Projeto de Assentamento Tuerê I.
ESTRUTURA
ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
01 Diretora – Formação Superior
01
Coordenadora Pedagógica - Magistério
HORÁRIO
DE FUNCIONAMENTO
Manhã:
7: 15h às 11h 30 min
Tarde:
13: 15h às 17h 30 min
Noite:
18:30h às 22h 30 min.
NÍVEIS
DE ATENDIMENTO
Ensino Fundamental,
Educação de Jovens e Adultos, na modalidade Alfabetização,
Educação de Jovens e Adultos na modalidade Fundamental, (6º.
Ao 9º. ano).
APRESENTAÇÃO
Este trabalho é o resultado decorrente do
Estágio Curricular Supervisionado em Gestão. Durante o relato descreverei os
aspectos observados durante esse período que com certeza, foi muito proveitoso
pra mim.
Ao chegar à escola fui muito bem
acolhida pela diretora e demais funcionários, pois já me conheciam de outros
estágios. Apresentei a ela meus documentos e falei quais eram os meus
propósitos, dando início assim, ao estágio de gestão.
Gestão Escolar é um assunto de
grande importância para que tenhamos uma escola que atenda as modernas
exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento,
em que os avanços das telecomunicações, da informatização e descobertas
científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa
acompanhar.
Embora
tenha havido um grande progresso nas últimas décadas, o que poderia
possibilitar uma vida digna para todos, ainda hoje boa parte da população
mundial está excluída do crescimento científico e tecnológico. Pois esse
conhecimento geralmente está sob o domínio das grandes potências, que ao invés
de proporcionar o bem estar de todos, contribui para acentuar as diferenças e
para destruir grande parte da natureza, causando danos irreparáveis no
equilíbrio ecológico já tão frágil do nosso do planeta.
Ainda
que o conhecimento tenha se tornado uma necessidade vital, nem todos os
cidadãos estão tendo a possibilidade de acesso às informações atualizadas e nem
estão conseguindo organizá-las de maneira adequada. É necessário se construir
uma relação com o contexto, a partir do uso do conhecimento que o indivíduo já
possui sobre o mundo.
Em meio a todas as mudanças a família
também assume novas formas de organização e identidades, ainda não aceitas
totalmente pela sociedade. A escola por sua vez amarga fracassos que tem levado
a exclusão, grande parcela de alunos, pela ineficácia de seus métodos e também
pela distância que apresenta em relação às reais e urgentes necessidades dos
mesmos.
Para tanto é necessária uma nova escola,
inclusiva e identificada com o processo de construção de uma vida digna para
todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a prática pedagógica seja
vista como prática de vida, de todos e com todos e permita dar significado as
suas vidas, na tarefa de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam
com sua comunidade.
Diante disso necessitamos cada vez mais
de uma escola democrática, com profissionais verdadeiramente comprometidos com
a aprendizagem significativa do educando, que sabe transformar as informações
em saberes necessários à vida de seus alunos.
Para acompanhar tantas mudanças e
exigências é urgente e imprescindível que a escola se modernize e agilize seus
processos burocráticos e pedagógicos. Para isso é necessário que haja um bom
planejamento de todas as atividades e uma constante pesquisa e aprimoramento,
através de uma gestão democrática e com a participação de todos os segmentos da
escola.
O envolvimento e diálogo com a
comunidade, professores, funcionários, pais e alunos, precisa criar espaço e condições
para discussão e troca de idéias, para que as ações sejam centradas nas reais
necessidades da comunidade e em um ensino de qualidade.
Os resultados positivos de uma escola só
são realmente garantidos, através de um trabalho COLETIVO, coordenado pela
equipe diretiva e que envolva a todos: corpo administrativo, funcionários,
professores, estudantes, Conselho Escolar, Grêmio estudantil e outras
instituições que mantenham relação direta ou indireta com a escola. Pois a
escola exerce um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a
mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e
carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e
informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um
aperfeiçoamento como indivíduo e ser humano consciente.
O bom andamento das atividades escolares
depende de manter as pessoas trabalhando satisfeitas e motivadas para que
possam render o máximo!
PARA
GESTÃO DE A AULA
Todas as
decisões são tomadas depois de discutidas em equipe, em alguns casos é
considerada a opinião dos coordenadores, mas geralmente são os professores que
resolvem.
Os alunos
têm direito de dar suas opiniões, muitas vezes até mesmo os conteúdos são
selecionados a pedidos deles.
Observando
os trabalhos feitos pelos alunos, percebemos que há criatividades de cada um,
pois os mesmos são não são iguais. Os pais sempre estão na escola para saber
como vão seus filhos e isso é tão importante, pois ajuda no aprendizado dos
mesmos. Dificilmente há alguma confusão que precise a direção resolver. Pode-
se notar também que os alunos têm liberdade de levantar pedir para ir ao banheiro
a professora é firme, porém muito carinhosa e atenciosa sempre disposta a
ajudar aqueles que precisam, esclarecendo as duvidas quando surgem.
PARA A
COODERNAÇÃO PEDAGOGICA
Há uma
relação de harmonia entre a direção escolar e a equipe de docente. Todos
participam e expõe suas duvidas.
As relações
interpessoais são democráticas não há quem manda e quem obedece, pois todos têm
liberdade de dizer sim ou não.
Todas as
decisões são tomadas coletivamente em reunião. Dificilmente há contratempo,
porém se caso acontece todos são responsáveis, pois há um trabalho em equipe,
não há culpados apontados e sim uma busca para resolver ou juntos decidem.
Quando há
divisão de tarefas todos executam as tarefas igualmente. A direção dá total
apoio para a formação continuada. Sempre que há cursos os professores
participam.
PARA A DIREÇÃO
Sempre há reunião e
havendo alguma decisão para ser tomada, são tomadas coletivamente. Todas as
decisões são expostas, não há nada camuflada, tudo fica claro.
Todos os gastos são
prestados contas e as notas ficam expostas no mural. As compras feitas com a
verba da escola são prestadas contas do mesmo jeito.
Nem sempre a equipe
participa dos trabalhos Pedagógicos, mas sempre que podem estão presentes.
Percebe-se que há
parceria, pois todos trabalham em prol do aprendizado dos alunos, os docentes
vêem em primeiro lugar em tudo que a escola realiza.
DESENVOLVIMENTO
As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio,
foram muito interessantes e instrutivas, pude perceber claramente a distância
entre o que está escrito na Proposta Pedagógica da escola e o que acontece na
instituição no seu dia a dia.
Viabilizar a implementação da
Proposta Pedagógica facilitando a efetiva participação do pessoal escolar na
busca de soluções de problemas decorrentes do processo educacional; organizando
as atividades do planejamento, coordenando sua elaboração, acompanhando,
avaliando e controlando sua execução. Ele também tem a função de acompanhar o
trabalho desenvolvido pelo pessoal que integra os diferentes núcleos, estabelecendo
relações hierárquicas e níveis de competência, subordinação, assessoria e
coordenação; propor, organizar, efetivar, acompanhar e avaliar cursos de
formação continuada para todo o pessoal envolvido direta ou indiretamente no
trabalho escolar, facilitando e incentivando o funcionamento das instituições
auxiliares, participando do seu trabalho e de suas reuniões.
O Diretor também promove a integração
entre escola, família e comunidade; assegura o cumprimento das diretrizes e
normas propostas pelos órgãos competentes que integram a Secretaria Municipal
da Educação. Também homologa a escolha dos professores, Tutores e dos
integrantes do Conselho Diretivo.
É também função do Diretor zelar pelo
cumprimento do Regimento Escolar; aprovar o Projeto Pedagógico e o Calendário
Escolar; representar a escola em todas as solenidades cívicas, culturais,
sociais para as quais for designado, convocado ou convidado; manter a
Mantenedora informada sobre o funcionamento regular da escola e avaliar todos
os funcionários e professores sob sua responsabilidade tendo como referência: a
filosofia e os objetivos da escola.
Em
seus eventuais impedimentos o Diretor poderá também ser substituído pelo
coordenador Pedagógico ou por pessoa que componha a equipe, nessa ordem, desde
que portadores da habilitação específica exigida para o exercício do cargo de
Diretor de escola.
As funções do Coordenador Pedagógico são:
Participar da elaboração do Plano Anual da Escola orientando as atividades de
planejamento no aspecto curricular, garantindo a integração horizontal,
vertical e global do currículo.
Elaborar a programação de atividades de
sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais programações do
núcleo pedagógico;
Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do
currículo; Prestando assessoria técnico-pedagógica aos professores, visando
assegurar eficiência de seu desempenho para melhoria dos padrões de ensino;
Oferecer subsídios para o planejamento do
espaço físico da escola, orientando, coordenando, acompanhando e avaliando os
planos de trabalho dos professores, visando assegurar eficiência de seu
desempenho para melhoria dos padrões de ensino;
Orientar o planejamento das horas
realizadas na escola, Coordenando a programação e execução das reuniões dos
Conselhos, propor e acompanhar propostas de atividades para aprimoramento dos
professores.
Durante o estágio observei que muitas
vezes a coordenação da escola é vista pelos professores como se tivesse
obrigação de resolver todos os seus problemas, ver material e estar o tempo
todo a disposição para qualquer pedido ou encaminhamento que o próprio
professor poderia resolver.
A escola conta com
Serviço de Orientação Escolar com 02 professores formados em Psicologia, no
turno da manhã e tarde, eles são bastante esforçados procuram resolver os
problemas sempre que possível, enquanto realizei o estágio, percebi que eram
muito solicitados.
CONCLUSÕES
O presente
trabalho foi de suma importância, uma vez que nos deu a oportunidade de aprofundar-mos
nossos conhecimentos em relação à competência e ações do gestor escolar frente
à gestão democrática.
Administrar é executar bem suas incumbências e planejar para o futuro,
assim como e principalmente apresentar um excelente nível de produção e, neste
caso da gestão escolar, a produção do saber, através de um processo ensino
aprendizado cotidiano com a realidade do aluno e do professor, e de todos os
que atuam no sistema educacional.
Revela-se, na concepção de gestão democrática, um exercício ampliado de
novas concepções assumidas no plano social, principalmente entre os segmentos
populares que desejam maior presença nas decisões e elaboração de projetos
sociais, tendo como objetivo a garantia de acesso a escola de qualidade a
todos. Porém as propostas de participação popular no âmbito dos processos de
gestão das instituições esbarram em alguns movimentos nas relações de poder que
se expressam, influenciadas por condicionantes político-ideológicos que se
contrapõem ao modelo proposto.
Visto que a escola é um espaço marcado por contradições, relações de
poder favoráveis à manutenção dos valores hegemônicos, a busca de construção da
gestão democrática perpassa por longos caminhos que precisam ser refletidos
numa dimensão acadêmica favorável à sua compreensão. É impossível mudar a
escola, promover a gestão democrática mediante discursos demagógicos e
populistas, quando não é possível ainda alcançar um nível de conscientização do
papel participativo dos sujeitos e seu comprometimento com o processo de mudanças.
É de fundamental importância que se estabeleça a articulação entre a
escola e a comunidade que a serve, pois a escola não é um órgão isolado e suas
ações devem estar voltadas para as necessidades comunitárias com muito
trabalho, dedicação, participação para se chegar ao objetivo da educação que é
promover o homem dentro de seu contexto social e político.
Ao longo deste estudo percebemos a importância e a necessidade de se
construir coletivamente um projeto pedagógico da escola. Todos devem entender que
a gestão democrática é sinônima de projeto coletivo, que só pode ser
viabilizado se o conjunto de todos os grupos que lidam com a educação-governo,
escolar e sociedade – estiverem dispostos a participar de forma compartilhada,
pois ela é materializada a partir de duas concepções: a de que é composta pela
responsabilidade coletiva; e a de que depende da vontade individual de
transformar a própria consciência, autocrítica e humildade para aceitar a
diferença como condição para o diálogo em conjunto.
Entende-se que foi a partir da Lei 9.394/96, art.12, inciso I, de
Diretrizes e Bases da Educação, que possibilitou certa autonomia da escola para
criar o seu projeto pedagógico. Com vistas à melhoria a qualidade do ensino.
Em função disso, nós profissionais atuantes, compreendemos que somente a
organização, a participação e as modificações no interior da escola, vinculada
ao processo de uma gestão democrática, e que atenderá as perspectivas e desejar
da maioria da população articuladas no projeto pedagógico.
É com esse sentido de comprometimento que nos deixa esperançosos e
compromissados com a transformação da prática educativa atual, para que resulte
no crescimento do homem nos vários aspectos que compõem, para que possa
intervir na realidade vigente.
Para que a escola democrática saia do papel e passe para uma prática
faz-se necessário apontar caminhos que possibilitem a ampliação da teoria em
cima da prática realista.
- A comunidade deve ser participativa na escola, isto é, não se omitir em
fazer colocações ou dar opiniões, que devem ser aceitas, tão logo tenha
fundamentos, sejam teóricas ou práticas.
- A administração escolar deve ser feita de forma que todos se sintam à
vontade a participar, pois uma administração autoritária vai de encontro com a
democracia escolar.
- O educador deve estar sempre em constante busca pelo aprimoramento de
seus conhecimentos, para que possa atuar com segurança favorecendo um
ensino-aprendizado de qualidade.
- Para que a gestão democrática se efetive nas escolas públicas é necessária
antes de tudo uma conscientização de toda a comunidade escolar, a respeito do
que é e como se faz gestão democrática.
Concluímos que apesar das dificuldades impostas ao processo de gestão
democrática, é possível se construir um ambiente em que cada membro da
comunidade educacional sinta-se parte importante do mesmo. Através da ação
verdadeiramente político-pedagógica do gestor escolar, atuando como um
incentivador, um líder democrático que ouve que dá oportunidade a todos os
componentes de opinarem e decidirem as soluções adequadas às problemáticas
surgidas, pois ao assumir o cargo deve ter a consciência de que a educação
brasileira sofre com os mais diversos problemas e carências, portanto tem o
dever de realizar uma ação comprometida, crítica e, acima de tudo, democrática
na escola.
EVENTOS
Tive o privilégio de acompanhar alguns
dos eventos realizados na escola.
No dia 22 de agosto a escola comemorou o
Folclore teve algumas apresentações com: teatro com fantoche, danças típicas da
região e outras. No dia 21 de setembro foi comemorado o dia da árvore na qual
os alunos fizeram poesias, dramatizações e paródias. Também no dia 07 de setembro a escola
participou do desfile Cívico com o tema “Os Três Períodos da Historia”
Em todos os eventos pode- se observar que
todos participaram e interagiram-se de forma amigável e comprometidos. E em
todos os momentos os alunos e sua aprendizagem vêm em primeiro lugar.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
DALMAS, Ângelo.
Planejamento participativo na escola: Elaboração e avaliação.
Petropólis, RJ, 1994.
FAVERO, Irmã Maria
Leônida. “A educação libertadora no cotidiano da escola FERREIRA, Syria Carapeto (org.). Gestão da Educação; Impasses,
Perspectivas e Compromissos. Cortez: S.P: 2000
FREIRE, Paulo.
Educação e Mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes
Martins. RJ: Paz e Terra – 1983 - 12º ed.
LUDKE, Marly,
MENGA, André. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.
ANEXOS
fiquei feliz por encontrar este blog,favorece a educação com seu suporte profissional parabéns.
ResponderExcluirÉ o primeiro relatório do tipo que li, como ainda não tive experiência com outro,não posso afirmar se é bom ou ruim, mas gostei.
ResponderExcluirola
Excluirjá li outros portfólios e esse estar maravilhoso pois fala de forma bem clara e resumida...parabenss
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParabéns pelo portfólio
ResponderExcluireste portfolio me ajudou bastante
ResponderExcluirGostei, muito interessante.
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