A FLORESTA ZANGADA
Todos os animais estavam muito zangados!!
Os homens não paravam de destruir a floresta: cortavam árvores, deitavam lixo no chão, provocavam incêndios, poluíam os lagos e rios... Isto tinha de acabar!!
Nessa tarde, os pássaros foram avisar todos os habitantes da floresta para comparecerem numa reunião a ter lugar nessa noite, junto ao lago.
As árvores foram as primeiras a aparecer, desajeitadas e com grandes passos ruidosos. Afinal só andavam muito de vez em quando.
Quando todos estavam já reunidos, o Lobo, que era o presidente, começou o seu discurso:
- Amigos, isto está impossível!! Eu sugeria que pedíssemos ajuda às crianças e todos juntos arranjássemos uma solução!!
- Apoiado!! – gritaram uns.
- Boa idéia!! – exclamaram outros.
Decidiu-se então que na manhã seguinte, seriam mais uma vez as aves a dar as notícias a todos os miúdos da aldeia.
Quando o Pedro acordou, viu um pássaro que lhe disse:
- Tens que nos ajudar a salvar a Floresta.
O menino não sabia porquê. A ave explicou-lhe que os homens andavam a destruir a Floresta.
O Pedro disse que tinham que avisar os outros meninos. Tinham que ir às casas deles.
À tarde, todos se reuniram junto ao lago.
O Lobo foi o primeiro a falar:
- Estamos muito tristes. A nossa casa está quase destruída!! Que havemos de fazer?
O Pedro teve uma idéia:
- Vamos destruir as casas dos homens para ver se eles gostam.
Todos os habitantes da floresta concordaram.
No dia seguinte, eles foram ao ataque. Claro que os homens não gostaram nada.
Quando viram as suas casas destruídas, perceberam que não deviam estragar a floresta. Pararam de cortar as árvores, de sujar o chão e os rios e de destruir as casas dos animais.
A partir desse dia, os homens, os animais e as árvores ficaram muito contentes.
(3º ano - Escola EB1 nº 7 de Castelo Branco)
1) Como podemos classificar o texto I? Por quê
2) E o texto II? Por quê?
3) Na sua opinião, eles têm alguma coisa em comum? Justifique sua resposta
4) O texto I contém quantos parágrafos? Quantos personagens?
5) No texto II temos quantos personagens e e quantos parágrafos
6) Qual o tema principal do texto I
7) E o do texto II
8) Transforme o texto II (literário) em texto informativo
9) Na região onde você mora, há problemas com o meio ambiente? Justifique.
PARA CASA
10) Procure em jornais ou revistas algum texto cujo tema seja MEIO AMBIENTE.
AULA II -
Reuna os alunos em grupos de 4 no máximo para lerem todos os textos selecionados.
11) Você acha que pode fazer alguma coisa para melhorar o meio ambiente na qual você vive? Exemplifique.
12) Individualmente, crie um texto dissertativo cujo tema é: MEIO AMBIENTE. Observando os parágrafos (mínimo 3 e máximo 5).
13) Faça a leitura dos textos na sala de aula, escolhendo os melhores (tanto na estrutura como nas idéias colocadas) para serem colocados em um mural (mas antes peçam para corrigirem erros ortográficos e gramaticais caso haja algum).
Nenhum comentário:
Postar um comentário