UNIVERSIDADE DE
UBERABA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
DE EDUCADORES
CURSO- PEDAGOGIA
MEMORIAL
ACADEMICA:
MARIA DE FÁTIMA
JARDIM FIEL
RA: 1028060
|
TUCURUI-PA
18 DE JUNHO DE 2011
UNIVERSIDADE
DE UBERABA
INSTITUTO
DE EDUCAÇÃO DE EDUCADORES
CURSO-
PEDAGOGIA
Este memorial é
fruto do estudo, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Educação a
distancia – Uniube da Universidade de Uberaba
|
1- RESUMO
Memorial
é um documento descritivo relativo a uma pessoa, no qual aparecem suas
expressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços, mas,
também as falhas, os momentos difíceis e as duvidas. Memorial é então uma
espécie de diário, no qual você poderá escrever acontecimentos memoráveis
vivenciadas, os gostos e desgostos ao longo do caminho percorrido na trajetória
acadêmica e profissional, relatando também adaptações, modificações e reflexões
sobre vários momentos vivenciados no curso. Memorial é então, o registro da
historia de sua aprendizagem e de seu cotidiano, visto por múltiplas facetas
através das experiências adquiridas.
Sendo
assim, ao elaborar este memorial levei em conta à crítica a autocrítica do
desempenho acadêmico ao longo da minha trajetória. Neste ensejo, procuro
destacar parte dos elementos que, marcados por quebra de paradigmas, por
coerência e incoerência, e por meio das relações estabelecidas com o mundo que
possibilitaram a construção da minha trajetória acadêmica que em volve a pessoa
e profissional.
Além de
considerar este memorial auto-avaliativo, acredito que ele se torne um
instrumento confessional dos meus sonhos, expectativas e realizações.
2- INTRODUÇÃO
O
presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória educacional,
destacando atividades que e desenvolvi , quando as atividades que desenvolvo
atualmente e ainda , as minhas perspectivas de estudos e pesquisas em relação
ao curso. Visa também resgatar parte de fragmentos das experiências e
transformações percebidas e adquiridas na trajetória acadêmica.
Sabendo
que, o tem Alfabetização e Letramento na sala de aula da “educação infantil”,
fez parte do meu aprendizado adquirido durante o curso de Pedagogia, optei por
juntar num só texto, o tema com minhas expectativas, dificuldades e facilidades,
encontradas no decorrer das realizações das atividades durante todo o curso.
Este
trabalho vem abordar a importância da alfabetização e letramento na sala de
aula, da “Educação infantil”, pois para mim é fundamental trabalharmos de forma
que as crianças aprendam letrando. Para isso, exige-se mudança nas atitudes
pedagógicas, pois o ensino letrado visa à formação de indivíduos capazes de
cooperar, liderar, viver em grupo e participarem
ativamente do seu processo de aprendizagem.
O tema
“Alfabetização e Letramento” é um suporte para contribuirmos com uma nova forma
de trabalho, desenvolver novos métodos, pois oferece desafios interessantes e
novas abordagens metodológicas de trabalhos e também contribuirá nas areias de
conhecimentos específicos interagindo juntamente com as crianças em diversas
modalidades do ensino aprendizagem. Neste memorial também, contem partes das
minhas experiências vivenciadas durante a trajetória do curso, a importância de
estudar pedagogia, as expectativas adquiridas durante o curso, às vantagens de
estudar na Uniube, alguns dos problemas enfrentados durante a jornada acadêmica
e ainda alguns objetivos futuros ao concluir todo o processo acadêmico da
Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade de Uberaba- Uniube Educação a
Distancia.
3- MINHA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL
Eu MARIA DE FÁTIMA JARDIM FIEL, acadêmica do curso de Pedagogia
da Uniube, RA: 1028060 turmas 04, Pólo
de Tucuruí- PA.
Tenho 39
anos, sou casada,mãe de três filhos e moro no Projeto Tuerê I, município de
Novo Repartimento – PA a 230 km da cidade de Tucuruí, onde fica o Pólo da
Uniube.
Comecei
a trabalha na educação no ano de 1990, quando tinha apenas a 5ª. Série do
Ensino Fundamental, por morar na zona rural, onde não havia professores para
suprir as necessidades educacionais da comunidade local.
Para
mim, foi à realização de um sonho, pois mesmo tendo pouco conhecimento, queria
mesmo ser professora. Nessa época, com 21 anos já era mãe e no ano seguinte
voltei a estudar num curso denominado” Projeto Gavião I”, e depois no “Projeto
Gavião II”, o Projeto Gavião I capacitava professores de 5ª a 8ª séries e o
Projeto Gavião II capacitava os professores a nível de magistério.
Foi
difícil ter que trabalhar todos os dias letivos do ano e durante os meses de
férias vir para a cidade estudar, mas encarei com fé e superei as dificuldades.
Em
junho de 2008, iniciei a minha graduação em Pedagogia pela Uniube no Pólo de
Tucuruí – PA, chegando hoje, a conclusão do curso, tenho fé em Deus que em 2013, farei minha
pós-graduação ou uma especialização nas
áreas de psicopedagogia ou psicologia.
Cursar
Pedagogia para mim foi muito gratificante por que precisava ampliar e aprimorar
meus conhecimentos, principalmente na área de educação infantil.
Antes
de entrar no curso, minhas perspectivas eram de muita ansiedade em aprender novas
metodologias de ensino, para melhorar trabalho como educadora.
Hoje, chegando
à conclusão do curso, posso garantir que não chegamos ao topo de uma escada de
um só pulo, mas sim de passo a passo, se firmando e se aperfeiçoando a cada
degrau que conseguir avançar.
4- PERSPECTIVAS DE ESTUDO E PESQUISAS EM
RELAÇÃO AO CURSO
Neste
trabalho primeiro vou falar do tema escolhido para a construção deste memorial
que é “Alfabetização e Letramento” uma vez que vem discutir a importância do
conhecimento no processo de aprendizagem do mundo letrado pelas crianças em
fase de alfabetização.
Sabemos
que a alfabetização se dá por meio da apropriação do conhecimento de mundo e da
cultura escrita.
Alfabetizar
letrando, mesmo com o desenvolvimento da tecnologia se torna eminentemente
difícil em muitas escolas brasileiras. Na escola onde trabalho e escolas
vizinhas, colegas professores afirmam que lhes faltam o conhecimento teórico e
pratico sobre o assunto, falta recurso de apoio pedagógico para desenvolver
novos métodos para a formação letrada, das crianças nas séries iniciais.
Eu
mesma como professora das séries iniciais do ensino fundamental, procuro
desenvolver meu trabalho, visando à formação dos seres humanos capazes de
cooperar, liberar, de viver em grupo e participarem ativamente do seu processo
de construção da aprendizagem. Lev Semionoviche Vygotsky afirmam que o
individuo interage com o meio em que vive, e que o conhecimento, não se dá
apenas a partir da ação do sujeito sobre a realidade, mas sim que ele Se
constitua por meio de sua interação com o meio.
Para
Vygotsky, a alfabetização letrada, é por tanto o desenvolvimento intelectual do
ser humano, e é internalizado por meio de suas relações sociais e ambiental.
Continuando, o conhecimento, antes de ser individual e social, pois a criança
ao nascer encontra-se em meio social e dele participa efetivamente,
modificando-se enquanto ser social e modificando enquanto individualmente
humana.
5- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS,
EXPERIENCIAS E TRANSFORMAÇÕES PERCEBIDAS E ADEQUIRIDAS NA TRAJETORIA DO CURSO
Escolhi
o tema Alfabetização e Letramento na sala de aula da “Educação Infantil”,
porque, foi um dos temas que mais me despertou interesse durante o curso,
devido a pouca experiência que eu tinha sobre esse assunto. Durante todo o
curso, me deparei com temas interessantes para minha formação profissional a
qual eu exerço com muito amor, muito esforço e dificuldades, mas também com
superação de vários obstáculos. Em seguida, posso constatar que eu fiz a
escolha certa em, cursar minha formação em Pedagogia, pois o curso me
proporcionou conhecimentos que com certeza me ajudarão na minha vida
profissional, pessoal e até psicológica.
Enquanto
professora a nível magistério, sonhava com minha formação em Letras, por que
sempre me identifiquei com a Língua Portuguesa, mas por orientação de uma
colega, resolvi cursar Pedagogia depois de iniciar o curso, vi que tinha feito
a escolha certa, por que sempre gostei de trabalhar com séries iniciais do
Ensino Fundamental, com Educação Infantil, e a Pedagogia me capacitou para tal.
Em
seguida, relato sobre algumas das vantagens de cursar Pedagogia pela Uniube.
Analisando
meu aprendizado do curso de Pedagogia pela Uniube, e o aprendizados dos meus
colegas de curso e de trabalho, vejo que crescemos em conhecimentos, na
interação na produção e participação do desenvolvimento da educação, um dos
exemplos eficaz é o trabalho com projetos escolares que realizamos na escola
que trabalhamos. Projetos esses, que tem aproximado a comunidade local da
escola fazendo com que os pais participem mais do cotidiano escolar dos filhos
e que as crianças interajam de forma eficaz no processo de construção de sua
aprendizagem.
6- DIFICULDADES E SUPERAÇÕES
Durante
a trajetória do curso, enfrentei varias dificuldades as quais algumas estão
relacionadas abaixo:
A
distancia de onde moro e trabalho com o Pólo da escola é de 230 km, a péssima
qualidades das estradas que dificultava a chegada até o Pólo, a falta de fonte
para a realizações de pesquisas nos trabalhos exigidos pela Faculdade “Pólo”. A
falta de compromisso das pessoas que trabalhavam na secretaria da Faculdade
“Pólo”, para com os acadêmicos que moram na zona rural e não dispõe de meios de
acesso a informação avançados (internet). Mesmo com todos esses problemas não
desisti e nem desisto jamais de concluir a minha formação, por que pra mim,
melhor é o sabor da vitoria que o amargo fel da derrota. Firmo-me no versículo
da Bíblia Sagrada, que diz: “Que a coroa de vitoria, é para os vencedores.”
Analisando
o passado e o presente vejo-me mais preparada para exercer na sociedade o papel
de educadora. Sinto-me mais preparada para enfrentar as dificuldades que se
opuserem no meu caminho.
7- CONCLUSÃO
Por
fim, só tenho a agradecer: a Deus, que por seu amor e bondade sempre iluminou
os meus caminhos, guiou os meus passos e me dará a vitória.
A
Jesus Cristo meu Senhor e Salvador que me deu graças, sabedoria e força para
chegar até aqui.
Ao
Espírito Santo de Deus que me guiou pelo caminho certo não me deixando cair nas
tentações do mal.
A
meus filhos que me deram força, e me incentivaram a persistir até o fim.
A
todos quer forma direta ou indireta colaboraram na construção e conclusão da
minha aprendizagem durante este curso, aos que acreditam no sonho, na arte, na
brincadeira, no presente, no futuro, na luta, no outro, no aprender ensinando,
no ensinar aprendendo, na vida, no amor e na paz.
Meu
muito obrigado!
8-.REFERÊNCIAS
______.Reflexões sobre a “Alfabetização e Letramento” na sala de aula da Educação Infantil, apartir das pesquisas de Vygotsky. In: PASCUAL, Jesus Garcia;
_Pedagogia- Saberes docentes, saberes discentes e currículo/Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo- 2007.
______.Reflexões sobre a “Alfabetização e Letramento” na sala de aula da Educação Infantil, apartir das pesquisas de Vygotsky. In: PASCUAL, Jesus Garcia;
_Pedagogia- Saberes docentes, saberes discentes e currículo/Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo- 2007.
Eu escolhi o tema para meu memorial Literatura Infantil, mas agora vendo o seu ,pude ver que deixei a desejar .Não tinha ideia de como iria começar.Lendo o seu minha mente se abre para mais informações.Obrigada !!!!
ResponderExcluir