domingo, 21 de agosto de 2011

projeto semana do folclore


PROJETO FOLCLORE – O folclore brasileiro

1. Apresentação

Turmas: 4º. Ano B e C

2. Período: Manhã e Tarde

Duração: uma semana

3. Justificativa: Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros.Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo. 

O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. 

As crianças vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país.

4. Objetivo: 

-Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece;

-Reconhecer a importância cultural do folclore;

-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;

-Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos

-Reconstruir código lingüístico e artístico;

-Exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções;

-Desenvolver o habito da pesquisa;

-Observar estrutura e características culturais;

-Estimular produções artísticas individuais e coletivas;

-Desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais;

-Estimular raciocínio e atenção;

- Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular; 

-Reconhecer e divulgar a importância do Folclore; 

- Estimular e desenvolver a imaginação e criação; 

-Desenvolver o habito de pesquisa; 

-Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança; 

-Valorizar a cultura popular; 

5. Conteúdos

a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.

b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.

c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

6. Áreas

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: artesanato.
g) Matemática: (formas, cores, medidas, receitas).
h)Hist. E Geog. Folclore do Estado do Pará (lendas, danças, comidas típicas,)


7. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

8. Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

9. Atividade Culminante: Apresentação para classe. O folclore brasileiro de norte a sul através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações. 



Você sabia que...


... A palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms... A primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929... Além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças.



Conteúdo

Brincadeiras folclóricas


Adivinhações, Parlendas e trava-línguas

Receitas folclóricas

Folclore Urbano

Lendas Urbanas

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